Segundo Depen, 5% dos presos não retornam da saídas temporária

G1-Paraná

Presos que não se apresentaram nas unidades penais no prazo estabelecido são considerados foragidos. Contra eles, novos mandados de prisão serão emitidos.

Cerca de 5% dos presos liberados para as festas de fim de ano não retornaram às cadeias do Paraná, conforme balanço divulgado pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) nesta quinta-feira (11).

Dos 1.540 presos que tiveram o benefício, 67 não voltaram para o sistema prisional. O número é parecido com o do ano passado, com leve diminuição, de acordo com o Depen.

Os presos que não se apresentaram nas unidades penais no prazo estabelecido são considerados foragidos. Nesses casos, as unidades penais comunicam ao Poder Judiciário para que seja expedido um novo mandado de prisão.

Conforme o diretor-adjunto do Depen, Cezinando Vieira Paredes, o número de saídas temporárias foi menor que o anunciado pelo Departamento por conta de um mutirão carcerário.

“Estavam previstas 1.733 saídas temporárias em todo o estado, mas como houveram alvarás de soltura e benefícios como o uso de tornozeleiras eletrônicas esse número diminuiu”, explicou Paredes.

Categorias: Paraná

INFORMOU: