PPS de Cambira visita Projeto de Reciclagem e Gestão de Lixo em Nova Esperança

Nova Esperança foi destaque em recente publicação online da Revista Veja e Folha de São Paulo. Em Nova Esperança, a administração municipal e grande parte da comunidade estão fazendo o trabalho de separação do lixo reciclável e orgânico, dando o destino correto a estes resíduos sólidos.

NEA cidade do interior do Paraná foi destaque nacional no ranking de limpeza urbana e sustentabilidade.

No dia 28 de junho, o presidente do PPS de Cambira, Cido Belini junto ao vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Gilmar Genovez (PPS) estiveram visitando a cidade para conhecer e apresentar o projeto de Gestão Resíduos Sólidos, Reciclagem e Sustentabilidade ao Robertinho Campos e o sobrinho Renato, colaboradores da reciclagem de lixo no município de Cambira.

O aumento na geração de resíduos tem causado uma série de problemas em vários municípios do país, tais como a redução da vida útil dos aterros sanitários e o recorrente uso dos “lixões”, que geram prejuízos ao meio ambiente. Neste cenário, Nova Esperança tem se destacado pelo trabalho realizado com a destinação final do lixo. O projeto desenvolvido no município busca envolver a comunidade no processo de conscientização ambiental.

03
A cidade do interior do Paraná foi destaque nacional no ranking de limpeza urbana e sustentabilidade.

Desde 2002, quando se iniciou a coleta seletiva através da Cocamare, todos os moradores devem deixar o material reciclável separado para a coleta, o que reduz a quantidade de resíduos encaminhados para o aterro. Quem desrespeita a norma não tem o lixo recolhido, medida que contribuiu para a adoção de novos e salutares hábitos. Para facilitar a separação dos recicláveis, a partir de 2009 os caminhões que recolhem lixo em Nova Esperança são acompanhados por uma carreta da cooperativa de catadores de materiais recicláveis (Cocamare). “Atualmente são coletadas cerca de 500 toneladas mensais de resíduos sólidos. Todo o material reciclável (cerca de 80 toneladas mensais) é encaminhado para a sede do grupo, que tem aproximadamente 30 trabalhadores, que faturam em média um salário mínimo cada (R$880,00)”, ressaltou o Secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, José Amarildo Ardenghi.

12

Ao separar o lixo da maneira correta e colocar na calçada para os catadores levarem ao destino ideal, com certeza serão diminuídos os problemas causados pelo descarte inapropriado. A correta separação do lixo e a coleta seletiva estão ajudando a melhorar a qualidade de vida da população, preservando a cidade limpa. A coleta seletiva facilita a reciclagem do lixo reutilizável, gera empregos e ajuda a preservar o meio ambiente evitando a extração de mais matéria-prima e a poluição.

17

O município de Nova Esperança, na administração atual do Prefeito, Moacir Olivati (PPS), tem sido exemplo no índice de sustentabilidade e limpeza urbana. A cidade recebeu nota 0,9 no ranking que vai de 0 a 1, a maior entre 3 mil municípios no País, analisados pelo ISLU (Índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana), na pesquisa elaborada pela ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública). Somente, outras nove cidades conseguiram notas maior que 0,8 no ranking, todas elas na região Sul, a cidade de Curitiba recebeu nota 0,7.

17

O convite chegou ao PPS de Cambira através do contato do deputado federal, Rubens Bueno. “A visita foi possibilitada pelo gentil convite do prefeito, Moacir Olivatti – convite feito, aceito e visita formalizada” destacou Cido Belini que complementou, “entendemos também que os conhecimentos adquiridos serão com certeza, de muita importância, para nosso município”.

14

A enriquecedora experiência será reportada a todos os gestores públicos do município: vereadores, secretários e colaboradores. Esperamos que este projeto tenha muito sucesso em nossa cidade podendo contar com o apoio da população Cambirense, destacou o vereador, Toninho Genovez.

05

Categorias: Cambira

INFORMOU: