Cambira: Na Sessão da Câmara vereador chama atenção para o uso do “Falso Moralismo”

Os vereadores pediram atenção as estradas rurais e melhorias na Capela Mortuária.

Sob a presidência do vereador Toninho Genovez, os vereadores de Cambira se reuniram em Sessão Ordinária nesta segunda-feira, 06 de agosto de 2018.

Em Leitura:

PROJETO DE LEI Nº 027/2018

DATA: 11/06/2018

SÚMULA: dispõe sobre a jornada de 12(doze) horas de trabalho por 36(trinta e seis) horas de descanso para servidores públicos Municipais e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 032/2018

DATA: 18/07/2018

SÚMULA: amplia o número de vagas de cargo efetivo de Professor de Educação Infantil, do Quadro Próprio do Magistério, componente da estrutura do Município de Cambira, previsto na Lei n° 1144/2009.

PROJETO DE LEI Nº 033/2018

DATA: 25/07/2018

SÚMULA: autoriza crédito especial na importância de até 54.727,03(cinquenta e quatro mil setecentos e vinte e sete reais e três centavos).

PROJETO DE LEI Nº 034/2018

DATA: 12/07/2018

SÚMULA: altera a lei que dispõe sobre a criação do conselho Municipal de políticas públicas sobre drogas, cria o fundo Municipal de políticas Públicas sobre drogas e dá outras providências.

 PROJETO DE LEI Nº 035/2018

DATA: 30/07/2018

SÚMULA: autoriza a participação, com reservas, do Município de Cambira no consórcio público intermunicipal de inovação e desenvolvimento do Estado do Paraná – Cindepar e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 036/2018

DATA: 31/07/2018

SÚMULA: autoriza crédito especial na importância de até 400.000,00(quatrocentos mil reais).

PROJETO DE LEI Nº 039/2018

DATA: 06/08/2018

SÚMULA: dispõe sobre a concessão de uso de imóvel Municipal e dá outras providências.

REQUERIMENTOS:

REQUERIMENTO Nº 007/2018 (Vereadora Elenice Nogueira Barriquelo)

DATA: 06/08/2018

Requeiro na forma regimental, após apreciação pelo Plenário, com base no inciso XII, artigo 20 da Lei Orgânica do Município, que seja oficiado ao Executivo Municipal o seguinte PEDIDO DE INFORMAÇÃO:

“Para que seja enviado a essa casa de Leis, a documentação do Edital 010/2018 contendo:

-Quantos e quais cursos serão ofertados

-Qual o público alvo

-Especificação do valo0r pago por cada curso

– Onde serão ministrados os referidos cursos

– De onde sairá o recurso para o custeio dos referidos cursos. ”

 REQUERIMENTO Nº 008/2018 (Vereadora Elenice Nogueira Barriquelo)

DATA: 06/08/2018

Requeiro na forma regimental, após apreciação pelo Plenário, com base no inciso XII, artigo 20 da Lei Orgânica do Município, que seja oficiado ao Executivo Municipal o seguinte PEDIDO DE INFORMAÇÃO:

“Para que seja enviado a essa casa de Leis, uma prestação de contas mês a mês deste o início do mandato com o demonstrativo do valor repassado pelo Poder Executivo à Associação do Estudante, o demonstrativo da aplicação dos referidos recursos, bem como a cópia do documento atualizado do ônibus que realiza o transporte.”

INDICAÇÕES:

INDICAÇÃO Nº 022/2018 (Vereadora Elenice Nogueira Barriquelo)

DATA: 06/08/2018

Indico na forma regimental, após apreciação pelo Plenário, que seja oficiado ao Executivo Municipal o seguinte:

“Seja solicitado junto ao Executivo a revitalização do campo de futebol, bem como da quadra de areia localizada no Residencial Cruzeiro.”

INDICAÇÃO Nº 023/2018 (Vereadora Elenice Nogueira Barriquelo)

DATA: 06/08/2018

Indico na forma regimental, após apreciação pelo Plenário, que seja oficiado ao Executivo Municipal o seguinte:

“Seja solicitado junto ao Executivo dentro dos conjuntos residenciais, bairros ou nos espaços onde o Poder Público tenha terreno disponível, pequenos campos que permitam a prática de futebol de várzea ou que possa ser usado pelas comunidades locais para prática de brincadeiras e lazer diversos.”

O que disseram os vereadores:

Ederson Dos Santos destacou as ações da administração no Distrito do Sete de Maio:

– Ampliação do sistema de captação de água

– Reforma da quadra esportiva

– Serviço de tampa buraco na via principal

– Reforma da creche

“Derção” afirmou que cuidar dos prédios públicos é um dever do gestor e pediu atenção as estradas rurais, já que está se iniciando o período das chuvas.

Ao final o vereador citou a pregação do “falso moralismo” por determinadas pessoas, algumas do meio político em Cambira.

Para o vereador, na política, esse mal se espalha a nível estadual e nacional.

Entenda:O Falso Moralista é aquela pessoa que defende comportamentos rígidos e exemplares perante a sociedade, que aparenta ser uma pessoa de conduta social exemplar e não o é. Que prega a moral, porem no seu dia-a-dia, nas suas ações, não pratica a moral que ele defende, ou julga correta. Em diversas situações o ser humano sabe que é imoral, porém o falso moralista procura camuflar e transparecer que é um moralista, ético… Na verdade, um hipócrita”. 

Artur Ferreira da Costa: Cobrou da Sanepar ações para resolver de vez os problemas de falta de água em determinados pontos da cidade.

Pediu medidas de segurança no trânsito em determinados pontos da cidade como: Esquina do Bocha Municipal, Esquina da Loja Marcato e cruzamento da Avenida Brasil com a Paraná em frente ao Posto Veza, o vereador indicou a colocação de semáforos ou rotatórias.

Rodrigo Rodrigues: O líder do prefeito destacou em suas palavras ações da administração como aquisição do micro ônibus para a Saúde e um veículo para a Assistência Social.

Falou sobre a participação do município no Plano Metrópole Paraná Norte.

Rodrigo citou a conclusão do asfalto da Rua José Belini, que segundo ele, estava com o projeto suspenso quando a atual administração assumiu.

Ações da Autarquia de Educação como a manutenção dos ônibus e a qualidade da merenda escolar.

Adesão do município ao “Água Paraná”

Rodrigo comentou a chegada de uma Pá Carregadeira a fundo perdido e mais a conquista de R$: 264 mil para ajudar na aquisição de uma segunda.

O vereador também lembrou que a APMIF conseguiu reformar a sala de música com recursos do programa Nota Paraná.

Elenice Barriquelo: A vereadora iniciou sua fala compartilhando uma mensagem a qual diz que, nessa terra colhemos o que plantamos. Que somos o comandante do nosso barco em todos os seguimentos.

Elenice levantou a questão do valor da mensalidade paga pelos estudantes universitários à Associação para o transporte escolar. E protocolou requerimento para obter informações de repasse de subvenção à Associação.

Cobrou do Presidente a abertura da Palavra na Tribuna Live da Casa aos cidadãos.

A vereadora contestou a cobrança, através de via judicial, de pessoas com tributos atrasados. Para Elenice, antes de tomar tal atitude é preciso analisar de quem é, ou de quem se trata, citando o caso do IPTU, já que na Justiça, os valores sofrem alterações.

Josemar Ferreira: Afirmou que a construção da nova Escola Municipal já se trata de uma novela. E reclamou da posturas de alguns secretários, que segundo ele estão agindo de forma maldosa. “No passado vi erros por ignorância, hoje vejo por maldade”, afirmou o vereador.

O vereador cobrou melhorias na Capela Mortuária.

Edair da Silva (Fisico) Afirmou estar preocupado com as estradas rurais, falou das melhorias feitas na Rua Júlio Sapatine, que faltam ser concluídas e também pediu melhorias na Capela Mortuária.

Toninho Genovez: O Presidente da Casa leu uma nota do gabinete do deputado Tiago Amaral justificando a ausência do vereador Anderson Toledo (Toledinho), em Curitiba defendendo interesses do Município.

Pediu providências na iluminação da Vila Rural localizada no distrito do Sete de Maio.

Destacou a parceria com a prefeitura de Apucarana no levantamento da Estrada do Jangadinha, e a qualidade do serviço que está sendo executado.

Categorias: Cambira

INFORMOU: