Cafeicultor cambirense premiado no Concurso Café Qualidade Paraná

716

A 17ª edição do evento aconteceu em Ivaiporã no dia 24 de outubro.

No dia 24 de outubro, ocorreu a premiação do Concurso Café Qualidade Paraná 2019 – 17ª edição, na cidade de Ivaiporã, sendo premiadas as categorias café cereja descascado (a polpa do grão maduro é retirada para diminuir o tempo no terreiro) e natural (o grão vai inteiro para secagem).

Ao todo eram 120 lotes inscritos e foram selecionados 55 lotes finalistas, sendo premiados os cafeicultores do 1° ao 5° lugar de ambas as categorias.

Os lotes inscritos passaram inicialmente por uma comissão, para a avaliação física de acordo com a Classificação Oficial Brasileira (COB). Os lotes aprovados seguiram para o julgamento final, realizado por um grupo de provadores que utilizaram a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais, sendo avaliados os quesitos aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Estiveram presentes representado o munícipio de Cambira e prestigiando os cafeicultores cambirenses finalistas do concurso, Antônio Raimundo Joani – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Édipo Alves Soares – Diretor de Fomento Agropecuário e Leandro Aparecido Araújo – Técnico Extensionista da Emater.

O cafeicultor cambirense, Evilasio Shigueaki Mori, foi premiado com o 4º lugar na categoria Café Natural e com o 5º lugar na categoria Café Cereja Descascado.

 

(Da Assessoria)