Cambira: Município assina Ordem de Serviço e obra do CRAS já tem início

128

A Caixa através do Ministério do Desenvolvimento Social, liberou o início das obras de um novo CRAS para melhor atendimento no Município.

A obra é um recurso do Governo Federal conquistada através da administração do prefeito Toledo, juntamente com a vice Ana Lúcia e o apoio da Câmara de vereadores. Será um prédio novo com mais de 165m² de construção, a obra está sendo executada no terreno do próprio município na Rua Inglaterra, n°210.

O prefeito Toledo falou a nossa reportagem: “É uma alegria muito grande pra nós estar aqui e poder hoje anunciar mais essa grande obra para o Município. A luta foi grande, para a assinatura do convênio e depois para viabilizar esse mesmo convênio em realidade. Quero aqui agradecer ao então Deputado Federal João Arruda, que conseguiu o convênio quando ainda era Deputado e também ao Deputado Federal Sergio Souza que intermediou para a liberação da primeira parcela deste mesmo convênio. Um valor total de R$350.000,00, que a empresa venceu a licitação por pouco mais de R$264.000,00.”

Segundo a Secretária de Assistência Social de Cambira, Vanessa Marques, o trabalho no CRAS previne a ruptura dos laços familiares. “É um serviço público disponível no Município. O objetivo é que esse espaço atenda às demandas familiares, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade, e que também faça um trabalho de fortalecimento da convivência dessas famílias com a comunidade”, explica ela

“Um grande trabalho para desenvolver os projetos e ter a aprovação da Caixa. Tínhamos o terreno, mas o terreno também não tinha documento. Foi um trabalho coletivo, primeiro para viabilizar a matrícula desse terreno e depois os projetos do CRAS. Mas agora tudo aprovado, a obra já se iniciou e o cronograma para entrega é de 9 meses.” Completou o Secretário de Obras e Urbanismo, Riva.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Nele, a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal.
As famílias também podem procurar o CRAS e fazerem seu registro no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Esse é o ponto de partida para participar de programas como, por exemplo, o Bolsa Família. A unidade oferece ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal, como os de saúde e educação.
O CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
A equipe do CRAS apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.
No centro, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os cidadãos podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.

O prefeito Toledo falou ao Cambira Notícias