Depressão, vença ela!

508

Por Pastor Augusto Maia

Primeiro vamos dar algumas definições do que é depressão. É o sentimento em que a pessoa pensa que não tem valor, sente-se rejeitada, fica pessimista quanto a tudo, sem esperança, sem ânimo, sem expectativa para o futuro. Perda de interesse pelo trabalho, falta de prazer de estar junto com as pessoas, irritação com quem está a sua volta, tristeza, amargura, etc.

A depressão surge as vezes na criança devido sentir rejeição dos pais, isto acontece de forma discreta através de pais muito críticos em relação aos filhos, falta de elogios, só cobranças e julgamentos, tudo que a criança faz está errado.

No jovem pode surgir devido não conseguir namorar, ou o término de um namoro, noivado. Não consegue boas notas na escola, frustração por não passar no vestibular, não ter a oportunidade no mercado de trabalho e obter seu salário e independência financeira. Isto causa um sentimento de decepção consigo mesmo.

No adulto pode ocorrer por divórcio, luto, desemprego, doenças na família, desequilíbrio financeiro. Enfim as causas são diversas e muitas que não podemos citar todas pela exiguidade do tempo.

Dicas para vencer a depressão:

  • Fale com um conselheiro capaz, alguém em quem você confia. Um amigo, alguém que tenha condições de te ouvir e ajudar.
  • Procure um psicólogo, faça um tratamento adequado.
  • Saia das quatro paredes, procure conversar com as pessoas, participe dos eventos, estude, trabalhe, produza. Aproveite as oportunidades, viaje, conheça novos lugares, viva a vida.
  • Corte toda a raiz de amargura. Perdoe e peça perdão a seus pais, amigos, chefe. Não guarde rancor, elimine esse sentimento ruim que está ocupando espaço no seu coração.

Ilustração: Todos os dias é obrigação sua pôr o lixo para fora, senão fizer isso, o lixo se acumula dentro da sua casa.

Quero encerrar com um relato bíblico registrado no livro de 1 Reis 19. 1-18 e analisar a experiência do Profeta Elias:
1. Teve medo. ( as vezes sem saber de que ) verso 3.
2. Foge da realidade ( pela fantasia ) verso 3.
3. Quer ficar sozinho ( no deserto ) verso 4
4. Pede a morte ( desanimo total ) verso 4.
5. Quer dormir ( é fuga ) verso 5.
6. Não quer comer ( perda do apetite ) verso 5.
7. Tem uma crise de auto- comiseração. Dó de si mesmo. ‘Eu fiquei só’. verso 10.

Elias queria simpatia dos outros. Deus queria lhe dar ocupação. A melhor terapia, é servir, estar ocupado, realizando algo. O que você está fazendo, está ocupado com o que?

Portanto, faça uma análise das suas atitudes, enfrente os problemas, mude as suas ações, lute, avance na vida. Deixe o passado, viva o presente, planeje o futuro e viva melhor!

Pastor Augusto Maia – Igreja Assembleia de Deus – Cambira-PR