Incêndio atinge o bioma há mais de 30 dias. Segundo meteorologista, fumaça chegou ao estado por meio de rajadas de vento chamadas de ‘jatos de baixos níveis’.
A fumaça dos incêndios que atingem o Pantanal há mais de 30 dias chegaram ao Paraná. A constatação é do Climatempo, empresa de meteorologia.
Em algumas cidades do noroeste do estado, como Paranavaí, é possível perceber a mudança no céu, que apresenta aspecto mais cinza desde quinta-feira (16).
Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, os ventos chamados “jatos de baixos níveis” chegam da região norte do país e transportam o resultado dos incêndios para outros estados.
“Quando passamos por um longo período de tempo mais seco, áreas do centro-oeste do Brasil, e Bolívia e o Paraguai, acabam registrando um aumento significativo do número de focos de queimada. Os ventos que chegam da região norte do país passam por essas áreas de queimadas e acabam transportando o resultado desses incêndios. Foi o que aconteceu no Paraná.”
A mudança no tempo foi percebida pela população.
“Eu to achando muito quente e muto abafado. E parece que tá tempo de chuva, mas não tá. Tá esquisito. Tá um dia cinza“, opinou a pensionista Soeli Poggi.
(G1-Paraná)