Funcionários dão prazo a Ratinho Jr para definir aumento salarial

17

Fábio Campana

Os funcionários do Estado estão à beira de um ataque de nervos. Sentiram que ainda não será desta vez que o governo estadual vai fazer a tão sonhada reposição das perdas salariais que se acumularam nos últimos anos. Desde 2016 eles estão com os salários congelados.

Agora deram um prazo para o governo. “De maio não pode passar, se não vira nova enrolação”, diz Marlei Fernandes, líder dos servidores.
Os sindicatos querem negociação clara e podem até negociar o parcelamento dos atrasados, mas não abrem mão da reposição imediata dos 4,5% que representam a inflação dos últimos 12 meses.

Para colocar em dia e compensar os calotes que receberam, os funcionários dizem que Ratinho Jr teria de reajustar os salários em mais de 16%. Na campanha, o discurso era de que ao longo dos quatro anos de mandato ele faria isso.

Por enquanto, tudo em banho-maria. O secretário de Administração, Reinhold Stephanes (PSD), reuniu-se com os representates dos funcionários e ficou rouco de tanto ouvir. “Nada disse, a não ser que o governo tem boa vontade e a lenga lenga do vamos analisar e já te dou-te”, explica um funcionário da própria Secretaria de Administração.