14 de Abril Dia Mundial do Café

28

Cambira: A Capital Paranaense do Café Gourmet

A história de Cambira está ligada à cafeicultura. Desde os tempos de fundação, o terreno irregular da região era abençoado com solo propício para o cultivo de café. Com isso, a cidade foi crescendo, atraindo mais famílias a se instalarem e assim foi se desenvolvendo.

Em 1975 a geada negra mudou não somente a cidade, mas todo um estado. O “ouro verde” deu lugar ao cinza, um tempo de muita tristeza. Algumas famílias abandonaram o cultivo do café, outras não desistiram e foram se adaptando, melhorando o cultivo, as técnicas, tecnologias sempre em busca da excelência.

O início do reconhecimento

Em 2016, na propriedade do sr. Evilásio Shigueaki Mori, tradicional família da cafeicultura cambirense, saiu o reconhecimento mais que merecido, pelos anos de conhecimentos aprimorados, com um toque de teimosia, conquistando assim o título de Melhor Café do Paraná, coroado durante o 14° Concurso Café Qualidade Paraná, na categoria Cereja Natural.

Com o prestígio e os holofotes sobre a cidade, Cambira viu renascer o cultivo do café, sob uma nova bandeira e com a qualidade que o mercado novo exigia. O mercado de Café Gourmet.

O café gourmet entra em cena

Nos últimos anos, o café deixou de ser apenas uma commodity, tornando uma experiência sensorial. Cafeterias e torrefações especializadas estão cada vez mais interessadas em adquirir cafés especiais por suas notas únicas de sabor e aroma, os grãos produzidos na região estão conquistando paladares exigentes em todo o mundo, elevando a cidade ao status de referência no mercado de café gourmet.

Cambira, a Capital Estadual do Café Gourmet

Em comemoração ao aniversário de 60 anos de Cambira, o município recebeu através do Projeto de Lei 598/2020 de autoria do Deputado Anibelli Neto, sancionada pelo Governador Ratinho Junior, o título de “Capital Estadual do Café Gourmet”.

Um título que valoriza a dedicação dos agricultores que buscam dia após dia a excelência, em cada etapa do processo de produção, realizada com meticulosidade, desde o plantio até a colheita, o beneficiamento e comercialização.

Investimentos e valorização de um mercado promissor

Com todo o status conquistado, o município tem investido em programas de capacitação e certificação, garantindo que seus cafeicultores estejam sempre atualizados com as melhores práticas do setor. Além de impulsionar a economia local, a valorização da cafeicultura tem gerado impactos positivos na comunidade local, gerando novas oportunidades de emprego e contribuído para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e suas famílias.

E o futuro de Cambira como Capital Paranaense do Café Gourmet parece não parar por aqui. Com a crescente demanda por produtos de alta qualidade e a reputação cada vez mais consolidada da cidade, espera-se que a cafeicultura continue a crescer.