ARTIGO – Porque rezamos orações às imagens de Nossa Senhora

90

Os católicos sempre ouviram ao longo de nossas vidas que devemos adorar a figura da Virgem Maria, mas muitos de nós não entendemos o fato de que rezamos diante de suas imagens quando se trata de um ato proibido pela Bíblia. Bem, isso tem uma explicação muito mais simples do que pensamos.

Dado que há muitas dúvidas que alguns fiéis têm sobre este tema tão interessante, faremos o nosso melhor para esclarecer algumas coisas que consideramos relevantes para este tema em particular.

Isto nos leva a mostrar algumas das razões pelas quais adoramos as imagens da Mãe de Jesus quando não devemos.

Diferenças entre adoração e veneração de uma figura específica

A primeira coisa que temos de fazer é deixar bem claras as diferenças entre adoração e veneração de uma determinada figura, pois são dois conceitos que muitas vezes se confundem quando são completos e absolutamente diferentes.

No caso do culto, é um sentimento que só pode ser despertado única e exclusivamente por Deus, o que significa que sentimos pelo profundo respeito e submissão que não pode ser comparado a nada que possamos sentir por outro ser vivo nesta vida.

A adoração implica a humilhação de si mesmo sem limites, como a própria Maria, quando confessa como é grata ao Senhor e como seu nome deve ser considerado sagrado por todos.

No caso da veneração, que é o que sentimos por uma figura como Maria e qualquer outra Santa a quem sempre podemos dedicar várias de nossas orações como as que podemos encontrar em https://oracaoja.com.br/nossa-senhora/, não é algo que sentimos por esses seres de luz como tais, mas algo que nos liga diretamente a Deus. Isto significa que não são os Santos e os objetos que lhes pertenciam que podem ser considerados destinatários das orações, mas o Salvador que soube comunicar-se através de todas estas manifestações tão bem conhecidas dos católicos.

De tudo o que dissemos, podemos concluir que só podemos adorar a Deus, enquanto que só veneramos Maria, o que significa que ela não é mais que um intermediário para chegar aos ouvidos do Senhor.

O que diz a Bíblia sobre isto?

Se analisarmos o que a Bíblia diz sobre este assunto, encontraremos um muito interessante no Evangelho de João, no qual Jesus deixa Maria como Mãe do resto da humanidade. O Filho de Deus deixa bem claro que todo aquele que pode ser chamado seu discípulo deve ver também esta mulher como sua própria Mãe, para que ela seja venerada por aqueles que o seguem.

A coisa mais incrível é que de todas as coisas que Jesus disse e fez, esta foi uma das mais importantes, por isso se tornou digna de ser mencionada e de se destacar entre todas as outras.

Por: José Gomes – Fundador de OracaoJa.com.br