Dengue: Cambira com três casos suspeitos. Nenhum confirmado

258
Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika

Novo boletim divulgado nesta quinta-feira, 27 de fevereiro aponta que Ivaiporã tem 936 casos; Jardim Alegre 112; Godoy Moreira 101; Arapongas 31; Apucarana 25; São Pedro do Ivaí 20 e Lunardelli 13. Jandaia com 08; Arapuã e São João 07; Marumbi, Lidianópolis e Mauá da Serra estão com 04 casos cada. Rosário do Ivaí 02; Borrazópolis, Califórnia, Faxinal, Marilândia, Rio Bom, e Ariranha com um caso.

Em Cambira, três casos estão sendo investigados e até o presente momento, nenhum confirmado. Uma ação de controle e prevenção está sendo preparada pela Autarquia de Saúde.  “A principal medida preventiva e de combate à dengue é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. 90% dos criadouros estão nos domicílios, em recipientes que acumulam água parada”, afirma a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia.

De acordo com a atualização de ontem, o Paraná tem 34.905 casos confirmados da doença; 8.213 casos a mais que a semana anterior.

O Estado apresenta 95.927 notificações para a dengue, registradas em 329 municípios.

Quanto à informação sobre a situação endêmica nos municípios o boletim atualizado nesta quinta-feira confirma que são 92 cidades em situação de epidemia e 46 em alerta.

O boletim confirma ainda que 74 municípios apresentam casos de dengue com sinais de alarme e 26 apresentam casos de dengue grave.

CORONAVIRUS – Até a noite de ontem (27), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) trabalhava com seis suspeitas de coronavírus no Estado, sendo três em Curitiba, uma em Campo Largo, uma em São José dos Pinhais e uma em Ponta Grossa. Brasil tem 132 casos suspeitos.