Agosto Lilás: Cambira promove caminhada de conscientização contra a violência à mulher

Agosto Lilás: Cambira promove caminhada de conscientização contra a violência à mulher

Na manhã desta segunda-feira (25), Cambira deu um importante exemplo de mobilização social ao realizar uma caminhada em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a violência contra a mulher e reforçar a importância da denúncia.

A concentração aconteceu em frente ao Posto Sotti e reuniu centenas de pessoas que seguiram em caminhada até a Prefeitura Municipal. Durante o percurso, áudios e faixas com mensagens de apoio deram visibilidade ao tema, chamando a atenção da comunidade para a urgência do combate a todas as formas de violência de gênero.

Ao final da caminhada, na Praça da Prefeitura, as participantes seriam recepcionadas com uma série de atividades voltadas ao cuidado e ao fortalecimento feminino. Com atendimento básico de saúde, com aferição de pressão arterial e orientações médicas, além de um animado aulão de dança. Também um treinamento prático de defesa pessoal voltado exclusivamente para mulheres, reforçando a importância da prevenção e do empoderamento.

A mobilização contou com a presença e participação ativa dos alunos do Colégio Cívico-Militar Rosa Delúcia Calsavara e da Escola Municipal Monteiro Lobato, que deram um tom especial ao evento, mostrando o envolvimento da juventude nessa causa tão relevante.

A prefeita Ana Lúcia Alves e o vice-prefeito Ricardinho acompanharam todo o trajeto, demonstrando apoio à iniciativa. Para a prefeita, ações como essa são fundamentais para manter o assunto em pauta:

“O Agosto Lilás é um momento de reflexão, mas também de ação. Precisamos mobilizar a sociedade, orientar nossas meninas, apoiar as mulheres que sofrem e, principalmente, incentivar a denúncia. Cambira está unida nessa causa”, destacou a gestora.

Para amanhã dia 26 está agendada uma palestra às 19 horas com a equipe da Patrulha Maria da penha, no Anfiteatro José Belini.

O Agosto Lilás foi instituído como mês de enfrentamento à violência contra a mulher em referência à Lei Maria da Penha, que completou 18 anos em 2024. A lei é considerada uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência doméstica e familiar.

Com a caminhada e as atividades realizadas, Cambira reforça o compromisso de promover um município mais seguro, justo e igualitário para todas as mulheres.

Acompanhe a sa[ida AO VIVO no vídeo abaixo.