



Dos nove vereadores de Francisco Alves, sete foram caçados por compra de votos
A Justiça Eleitoral condenou 14 candidatos a vereador das Eleições Municipais de 2024 em Francisco Alves, no noroeste do Paraná, por envolvimento em um esquema de compra de votos com distribuição de “vales-combustível”.
Do total de condenados, sete foram eleitos e atualmente exercem mandato. Eles permanecem nos cargos até o fim dos recursos. A decisão determina a inelegibilidade por oito anos, a anulação dos votos e, em caso de confirmação da sentença, a perda dos mandatos.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), que apontou abuso de poder econômico. Segundo a Promotoria, os candidatos distribuíam vales-combustível a eleitores em troca de votos e apoio político. Durante a investigação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão às vésperas da votação, com apreensão de vales e notas fiscais em um posto de combustíveis da cidade.
A denúncia também incluiu o prefeito eleito Alírio José Mistura (PSD) e o vice Jair Ozório (PSB), mas o juiz Andrei José de Campos considerou improcedente a acusação contra a chapa majoritária, por falta de provas de participação direta no esquema.
A sentença destaca que despesas com combustível são permitidas em campanhas, desde que devidamente registradas. No entanto, no caso investigado, os vales foram entregues diretamente a eleitores, sem prestação de contas à Justiça Eleitoral.
Caso a condenação seja mantida em segunda instância, o município poderá ter recontagem de votos, já que os votos dos condenados foram invalidados. A definição sobre o preenchimento das vagas caberá ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Vereadores condenados:
Devair Pôrto Santos, “Cutuca” (PSB)
Cioni Cassin do Nascimento, “Cioni Segurança” (PSDB)
Miguel Arcanjo dos Santos, “Miguel” (PSDB)
Célia Pereira Santos Geraldeli, “Celia Motorista” (PSB)
Maria Rosa Tolovi Ferrari, “Rosa Ferrari” (PSDB)
Dario Aparecido de Nigro, “Dario de Nigro” (PSDB)
Marcio Renato Trindade da Silva, “Professor Marcio Trindade” (PSB)
Demais candidatos condenados:
Edgar Saldeira Guedes, “Edgar Guedes” (PSDB)
Valdinei Cardoso dos Santos, “Valdinei Motorista” (PSB)
Jonas Rafael Leão, “Faustão” (PSDB)
Maria Aparecida da Silva, “Cida Cida” (PSB)
Daniel Rodrigues Santos, “Daniel Rodrigues” (PSB)
Ely Elete Dalabenetta da Cruz, “Ely da Feira” (PSDB)
Simone de Oliveira Avanci, “Simone Avanci” (PSB)




