Sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (30)

213

Sob a presidência do vereador Ederson dos Santos (Derção do Sete de Maio), a Câmara de Vereadores de Cambira se reuniu em Sessão Ordinária nessa segunda-feira, 30 de setembro de 2019.

O vereador Toninho Genovez citou o trabalho que está sendo feito as margens da Rodovia Florindo Picolli e na conhecida Estrada do Plínio.

Elenice Barriquelo pediu melhorias na saída para Jandaia do Sul, no final da Avenida Brasil. E também melhorias na acessibilidade e sinalização na esquina do Bar do Bocha, saída para o Bela Vista do Cambira.

Josemar Ferreira pediu que seja disponibilizada mais uma pessoa para a execução do trabalho de limpeza do prédio da prefeitura, já que no presente momento, apenas uma zeladora é responsável por essa função.

Artur Ferreira falou da conquista de 100 mil reais para a agricultura e cobrou a respeito das caçambas, onde eram depositados entulhos.

Edair da Silva (Fisico), sugeriu aquisição de um caminhão prancha com o recurso citado pelo vereador Artur. E pediu que seja enviado ofício a Viapar para construção de um quebra-molas, na via lateral da BR que dá acesso ao pontilhão (saída para Apucarana).

Rodrigo Rodrigues destacou o anúncio do prefeito em construir uma nova Capela Mortuária, um investimento de R$: 250 mil com recursos próprios. O líder do prefeito também citou que o prédio da atual capela deve ser juntado a outros imóveis para possível permuta em terreno para instalação de um Parque Industrial.

O vereador também citou os números apresentados na Audiência Pública da Autarquia de Saúde, e os viu como positivos.

Também sugeriu a construção, pela Viapar de um ponto de ônibus, próximo ao pontilhão, na saída para Apucarana.

Rodrigo citou o trabalho em conjunto dos vereadores e do executivo pelo município, que tem trazido várias conquistas.

Anderson Toledo (Toledinho) também destacou a construção da nova capela mortuária, com aproximadamente 200 metros quadrados, dois ambientes climatizados, com espaço para estacionamento, e que essa construção deve se iniciar no máximo até janeiro e já está com os processos para licitação em andamento e por ser com recursos do Município, se torna menos burocrático e mais rápido.

Toledinho também citou a questão do município está em ordem com todos os itens exigidos para se manter com a certidões em dia, cerca de 15 quesitos, o que faz com que o município esteja apto a receber recursos dos governos estadual e federal.

Wagner Santana afirmou que a construção da nova capela vem a calhar com suas ideias de melhorias para o cemitério, que inclusive esteve visitando a ASERFA em Apucarana para buscar conhecimento e sugestões sobre o tema.

O presidente da Casa, Ederson dos Santos, citou que mesmo com o anúncio da construção da nova capela mortuária, serão necessárias melhorias na atual, pincipalmente na cozinha e nos banheiros. E também afirmou que a partir dessa quinta-feira, a “Frente de Serviço” da prefeitura estará trabalhando na localidade no Sete de Maio, promovendo melhorias.

A VICE-PREFEITA ANA LÚCIA, SERVIDORES E POPULARES PARTICIPANDO DA SESSÃO

EM VOTAÇÃO:

A Casa aprovou por unanimidade, requerimento da vereadora Elenice Barriquelo para que seja enviada a Casa de Leis, as folhas de pagamento das Autarquias de Educação e de Saúde, referentes aos meses de Janeiro a Julho de 2018 e Janeiro a Agosto de 2019.

Também foi aprovado por todos os vereadores, o requerimento da vereadora, pedindo a documentação comprovatória das diárias pagas para o Congresso Brasileiro e VII Internacional de Terapia Comunitária Integrativa, “A Força da Inteligência Coletiva” em Salvador, Bahia, nos dias 11 a 16 de setembro de 2019.

Requisição, liquidação, empenho e documentos vinculantes, contendo as seguintes informações:

Destino

Específicas atribuições do cargo do agente público

Requisição do ato administrativo que concedeu a autorização da viagem.

Quantidade de diárias.

Valor Pago.

Atestado ou certificado de frequência que certifique a presença e horas de participação do beneficiário das diárias.

Cronograma de programação do evento.

Documentação do pagamento das passagens.

Folha ponto referente aos dias em que frequentaram o referido evento.

Legislação utilizada para fundamentação das referidas diárias.

Embora todos os vereadores tenham concordado com o requerimento, houve considerações consideradas firmes e fortes por parte alguns, as quais você pode conferir na íntegra no vídeo abaixo.

A vereadora afirmou que apresentou o pedido no objetivo de cumprir a função fiscalizadora e de esclarecimento, sem nada pessoal, e fez indagações sobre o número de participantes e comentários críticos à disponibilidade de medicamentos básicos no Posto de Saúde, o que foi prontamente rebatido pelo vereador Toledinho.

Toledinho ainda citou fatos do passado que, segundo ele, causam danos à Saúde do município até os dias de hoje.

Para o vereador é importante que se fiscalize e se houver algo errado, que sejam tomadas providências, como a devolução do dinheiro aos cofres públicos. “O que deveria ter acontecido em casos no passado”, disse o vereador.

Antônio Genovez disse votar a favor do requerimento, mas expressou sua total confiança na Secretária de Saúde e vice-prefeita, Ana Lúcia.

Josemar afirmou que se os documentos comprovarem a legalidade da viagem, parabéns. Mas, se houver algo de irregular, que cada um arque com as consequências.

Para o vereador Artur, só quem conhece e participou do trabalho da “Terapia Comunitária” que é desenvolvido pela Autarquia de Saúde, sabe de sua importância, e que é necessário que os profissionais busquem conhecimento, que isso faz parte do trabalho, ainda mais se tratando de algo dessa importância. Artur disse que embora tenha votado a favor do pedido de informação, não vê essa necessidade.

Wagner disse que a questão de se requerer documentos para fins de fiscalização do fato é algo que deve ser encarado como normal, mas criticou a postura de um ex gestor, nas redes sociais, nas postagens referentes ao caso.

O presidente da Casa, vereador Ederson, citou que “Não ganha que fala mais alto; ganha quem explica melhor”.

VEJA O VÍDEO DA SESSÃO NA ÍNTEGRA